Menu

Programação

PROGRAMAÇÃO GERAL

PROGRAMAÇÃO GERAL

TERÇA-FEIRA – 12 de novembro de 2019
08h00 – 15h30  

Credenciamento

Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)

https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7

10h10 – 11h50  

Mesa 1 – Políticas de formação para os anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Debatedores: Prof.ª Dr.ª Dulcyene Maria Ribeiro (Unioeste)

Prof.ª Dr.ª Mônica Ribeiro (UFPR)

Moderador (a): Prof.ª Dr.ª Desiré Luciane Dominschek (UNINTER)

 

Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)

 

 

13h00 – 17h30 Comunicação Oral
15h30 – 16h00 Atividade Cultural
18h30 – 21h00  

Abertura

Apresentação Cultural: “Orquestra Sinfônica” (UNESPAR)

Palestra Magna – Prof.Dr. Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP)

Auditório da Unespar Campus 1 . Espaço da Liberdade.

Rua Barão do Rio Branco, 370

https://goo.gl/maps/TuowioEKN6GgZFDp9

 

QUARTA-FEIRA – 13 de novembro de 2019
10h10 – 11h50  

Mesa 2 – Políticas de formação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental

Mesa 3 – Políticas de Formação: Avaliação do PIBID na formação inicial

Debatedores: Prof.ª Dr.ª Maria Odete Tenreiro (UEPG)

Prof. Dr. Lourival José Martins (UDESC)

Prof.ª Dr.ª Silvana Fernsterseifer Isse (UNIVATES)

Prof.ª Dr.ª Joanez Aparecida Aires (UFPR)

Prof.ª Dr.ª Márcia Marlene Stentzler (UNESPAR)

Moderador (a): Prof. Dr. Elsio José Corá (UFFS)

Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)

 

13h30 – 17h30 Comunicação Oral
14h00 – 16h30 Apresentações de Pôster

Local Pavilhão – SEPT / UFPR ( http://www.sept.ufpr.br/portal/ )

Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225

CEP: 81520-260 – Jardim das Américas – Curitiba (PR) – Brasil

https://goo.gl/maps/WmGgHrrey6JZrawK8

 

15h30 – 16h00  

Lançamento de livros e materiais didáticos

Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)

https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7

 

18h00 – 20h30  

Mesa 6 Políticas de Formação continuada de professores

Debatedores: Profa. Dra. Lucimar Gusmão, Coordenadora de Articulação Acadêmica, Departamento de Desenvolvimento Curricular, representando a SEED/PR (Secretaria de Estado da Educação)

Profa. Dra. Elisângela Largas Luzviak Mantagute – Pedagoga no Município de Curitiba

Moderador(a):Prof.ª Dr.ª Roberta Ravaglio Gagno (UNESPAR)

Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)

https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7

 

 

20h30 Encontro de Integração

 

 

QUINTA – FEIRA – 14 de novembro de 2019
10h10 – 11h50  

Mesa 5 – Políticas de Formação: O papel das Pró-reitorias de Graduação na gestão de políticas institucionais para formação dos licenciandos

 

Debatedores (Pró-Reitores PR-SC-RS): Prof. Dr. Amarildo Magalhães (IFPR)

Prof. Dr. Eduardo Barra (UFPR)

Prof. Dr. Alexandre Marino Costa (UFSC)

Prof. Dr. Vladimir Pinheiro do Nascimento (UFRGS)

Profa. Dra. Maria Eunice França Volsi (UEM)

Profa. Dra. Claudete Da Silva Lima  Martins  (UNIPAMPA)

Moderador(a): Profa. Dra. Iara Aquino (UFPR)

Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)

https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7

 

12h00 – 13h00 Palestra Encerramento: O FORPIBID-RP no atual cenário político-educacional brasileiro

Prof. Nilson Cardoso (UECE)

Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)

https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7

13h00 – 16h00     Comunicação Oral
13h00  Plenária Final

Local: Auditório do Setor de Sociais Aplicadas (UFPR)

https://goo.gl/maps/u44UswkqMouZwv9M7

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DOS PÔSTERES

Apresentação de Pôster – III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Dia 13 de novembro de 2019

Das 14h às 16h30

 

ATENÇÃO: o número do trabalho deverá ser o mesmo para a fixação do pôster no local.

LOCAL: CEPT/UFPR (Próximo à Saída 01 do Centro Politécnico).

 

1.O Diálogo entre a Literatura e o Teatro: Propulsores do fazer artístico
Túlio Fernandes Silveira, Yasmim Furtado, Heloise Baurich Vidor
2.Indústria Cultural e Jingles: Uma Proposta para Aula de Música
Rony Carlos De Araujo
3.O Ensino de Contos, ” Com O um meio para o Desenvolvimento do aluno em sala de Aula”
Elizandra Bertoldo Da Silveira, Iracelia Fatima Santos, Giovana Jyenifer Damo
4.Expresso dos Esportes Radicais
Nadia Cristine Lippert, José Ademir Rech, Ednaldo da Silva Pereira Filho
5.QUEBRA CABEÇA: TERRITÓRIO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL
Martha Cavalheiro Böck, Emily Christine Barbosa, caroline Sanroman santana, Marcos Alberto Torres, Fabiana D’Amacis
6.O ENSINO DE CONTOS COMO UM MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SALA DE AULA.
Iracelia Fátima Santos, Elizandra Bertoldo Da Silveira, Jacob Dos Santos Biziak, Jyenifer Giovana Damo
7.RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRESENTAÇÃO DA ESCOLA CAMPO AOS RESIDENTES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS FUNCIONÁRIOS
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Morgana Welke, André de Azambuja Maraschin, Márcia Von Frühauf Firme, Clarissa Machado de Souza
8.JOGOS E ENSINO DE HISTÓRIA
Giulia Beatriz Schossler Plassmann, Thais Thomé, Aparecida Darc Souza
9.VOLTANDO A ATENÇÃO PARA OS RECURSOS DIDÁTICOS: COMO UM JOGO DE COMPUTADOR PODE AJUDAR NO ENSINO DE SOCIOLOGIA?
Danielly Jardim Milano, Samara de Deus Fabris, Lucas Fernandes Tavares, Marcus Vinícius Spolle
10.CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR
Isadora Carolina Martins, Matheus Veríssimo Varoni, Marlene Rodrigues da Silva, André Luis de Oliveira
11.ABORDAGEM CTSA E AS AÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: ESTUDO DE SUAS POTENCIALIDADES
Isis da Rosa Cabral, Andressa Wille, Aretha Camila El Achi Mercuri, Alisson Antonio Martins
12.“PEGA VARETAS” E “CÍRCULO DE FRAÇÕES”: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PIBID-MATEMÁTICA-UEM
Luis Henrique Kimura de Lima, Kethellyn Dos Santos Nascimento, Leonardo Munhoz Padovan, Maria Isabela Galvani Zussa
13.ENSINO DE FÍSICA PARA O MAGISTÉRIO: UMA VISÃO QUALITATIVA DO ENSINO PARA FUTUROS EDUCADORES
Gilberto Luiz Fragoso Filho
14.ABRINDO A CAIXA PRETA DO PIBID
Professora FERNANDA PARISOTO
15.BULLYING NA SALA DE AULA: COMO RELACIONAR COM A MATEMÁTICA
Amanda Pasinato Cruz, Felipe Meira Goinski, Victor Apolloni Santana, Edna Sakon, Glaci Walesko
16.PROPOSTA DE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS DE FÍSICA POR MEIO DE FILMES
Tayara Ikuno Furtado de Medeiros, Samylla Boazegevski
17.DANÇA CRIATIVA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Janete Rodrigues da Silva, Manoel Gildo Alves Neto, Maria Falkembach
18.RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UMA EXPERIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Wander Luís Marques
19.PLANEJANDO UMA CARPOTECA PARA SER UTILIZADA EM AULAS DE CIÊNCIAS E EM OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Barbara Rufino de Moura, Geovanna Stephanie Raia, Isabela Nascimento de Souza, Vanessa Franciele Ramos Lara, Flavia Trzeciak Limeira
20.Residência Pedagógica e a Formação Docente Dos Licenciandos Do Curso De Química
Jeferson Ziebarth, Loeli Tasca, Neide Hiroko Takata
21.CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR E ENEM REALIZADO POR BOLSISTAS PIBID COM OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE -ASSIS CHATEAUBRIAND/PR
Monica Toshie Susuki Oshika, Andreia Regina Cravo, Jane Beatriz Kruguer Jagnow, Karina Dias Espartosa
22.INTERAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS EM AGROECOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR DO CAMPO
Edina Barbosa, Fernanda Nairnei, Josiane De Paula, Alessandro Kominecki, Roberto Antônio Finatto
23.AS OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CHICO MENDES
Tatiane Nascimento Borcath, Viviane Macedo Zuconelli, Elisangela Mocellin
24.GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O PAPEL DO EDUCADOR
JAINE SGUISSARDI, Andressa Fabris da Luz
25.“A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PARANAGUÁ, NO ENSINO MÉDIO”
JULIENE MINOTTO ZANETTE
26.O PIBID E O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DO ALUNO SOB A ÓTICA DA LITERATURA HISPÂNICA
carline limana, Geni Vanderléia Moura da Costa, Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista
27.UMA SITUAÇÃO DE ENSINO DA MATEMÁTICA UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL.
Fernando Kolb Domingos, Gustavo Teixeira de Macedo, Luciana Schreiner de Oliveira, Maria Lucia Panossian, Sergio Luiz Alves da Silva
28.CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR E ENEM REALIZADO POR BOLSISTAS PIBID COM OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE -ASSIS CHATEAUBRIAND/PR
MONICA TOSHIE SUZUKI OSHIKA, ANDREIA REGINA CRAVO, JANE BEATRIZ KRUK JAGNOW, KARINA DIAS ESPARTOSA
29.RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGO COMO FERRAMENTA PARA FIXAÇÃO DO APRENDIZADO EM GENÉTICA
Felipe Guilherme Teles Oliveira
30.A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR E A FUNÇÃO DO GESTOR NA ESCOLA PUBLICA
Comoretto Comoretto Parcianello
31.Relato de experiência em Ensino de Ciências: atividade prática microbiana
Quéli Chemello Piecha, Caroline dos Santos Xavier, Jéssie Haigert Sudati, Janaína Viário Carneiro
32.“Sensibilização para a Educação Estético-Ambiental: A Química das emoções.”
Cristiane Fonseca Geissler, Yuri Freitas Mastroiano, Márcia Von Frühauf Firme
33.UMA ABORDAGEM PARA EQUAÇÕES DO 2º GRAU ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO
Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira, Beatriz Schmitke, Glaci Walesko, Edna Sakon Banin
34.O Uso do RPG (role-playing game) para o Ensino de Ciências.
Edimara Salete Carvalho
35.A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESPAR PARANAGUÁ
Denise Maria Vaz Romano França, Elizabeth Regina Streisky de Farias, Leocilea Aparecida Vieira
36.ELETRÓLISE DA ÁGUA COMO PROPOSTA DE EXPERIMENTO PARA ENSINO MULTIDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA
Edson Massayuki Kakuno
37.INTERVENÇÃO SOBRE GRANDEZAS FÍSICAS, UNIDADES DE MEDIDA E CONVERSÃO DE UNIDADES DENTRO DE UMA PERSPECTIVA LÚDICA
Jenniffer Jaqueline Ribeiro, Renan de Lima de Oliveira, Kelwin de Camargo Moreira, Jeanice Malvezzi, Luciana de Boer Pinheiro de Souza
38.Biologia e Saúde: uma proposta de intervenção didática para ensino médio
JOAO CARLOS DUTRA SANTANA, MARCELO ALBERTO ELIAS, PATRICIA PEREIRA GOMES, LEONARDO POLO DA SILVA, LUCAS RUBIO LOPES
39.AVALIAÇÃO DA FORÇA DE MEMBROS INFERIORES EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
Sandra Kochepka, Gustavo Fernandes Tavares, Patrick Daros Goulart, Lauana de Lima Tosti
40.A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA
Fernanda Ellen Ribeiro
41.NÃO ALIMENTE OS MACACOS NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA: TEATRO COMO CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.
GABRIELA MARTINES GIMENES, ROSIMEIRE MAGNONI, KARINA DIAS ESPARTOSA
42.PRODUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NA REDE ESTADUAL DE ENSINO, ANOS FINAIS.
Pietro Arend, Ana Paula Humberto, José Carlos Petruski, Anderleia Damke, Sara Tatiana Moreira
43.PIBID PEDAGOGIA: JOGOS E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO
Gabriela Herz, Gabriela Fritzen, Taís Lombardi, Valéria Contrucci de Oliveira Mailer
44.O uso da robótica para aprendizagem-ensino de física
Wesley Matter Lucas, Anelise Ramires Meneses, Kevin Alexsander dos Santos
45.MODIFICAÇÕES DE ESPAÇOS NA ESCOLA MUNICIPAL WALDOMIRO LIESEN
Bruna Précoma, Laiana Dall’Oglio Schlindwein, Talita Magalhães
46.VIVÊNCIAS DO PIBID: REORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UM COLÉGIO ESTADUAL PÚBLICO DE PONTA GROSSA-PR
Michele Proença dos Santos, Gislaine Cadasqueves Silva, Thiago Gonçalves da Silva, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Matheus Pereira Postigo, Andrea Schafranski
47.ESCAPE ROOM: UMA ATIVIDADE LÚDICA COLABORATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO E A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Mario Rodrigues Pimenta Netto, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori
48.FEIRA DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Adriana Fagundes Greco, Alan Pedroso Leite, João Antônio Pinheiro Valença, Vitória Alícia Boaventura Oliveira, Raquel Ruppenthal, Ailton Jesus Dinardi
49.MODIFICAÇÕES DE ESPAÇOS NA ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ
Bruna Précoma, Caio José Back, Lucas Prim
50.CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA RECICLAGEM DE PAPEL
Julia Neres Lima Xavier
51.PRÁTICAS DIDÁTICAS NO PIBID PARA O ENSINO DO INGLÊS COTIDIANO
Juliana Mari dos Reis, Ana Beatriz Labres dos Santos, Bruna Silva Alves, Telma Lenita Zen Possebon
52.BINGO CELULAR: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Sílvio Vieira Carneiro Junior, Mariele Andrade de Melo, Elber Godoy, Danislei Bertoni, Carmen Lucia da Silva Garcia
53.Reciclagem de papel como ferramenta de Educação Ambiental na formação docente
Leonardo Polo Da Silva, Jéssica Da Silva Baquette do Nascimento, Norma Barbado, Marcelo Alberto Elias, Patrícia Pereira Gomes
54.PROCESSO DE INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/UFPR/EDUCAÇÃO FÍSICA
Cleverton Luiz Zanon, Jennyfer Loren dos Santos, Leandro Santos Pereira, Hemeri de Paula Soares, Thayná Batista da Silva, Eumar André Kohler
55.ECOLOGIA: RECONHECENDO A FAUNA E FLORA LOCAIS ATRAVÉS DE PRÁTICAS SENSIBILIZADORAS DA IMPORTÂNCIA E FORMAS DE CUIDADO COM A NATUREZA
Luis Felipe Bassanes
56.A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR
Lucas Andreuchette Medeiros, João victor Porto Larrosa
57.DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DIVISÃO DO 5º E 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lussyano Oliveira Stamato Filho, Flavia Dinnies Carneiro Santos
58.OBTENÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUANTO AOS HÁBITOS ALIMENTARES ATRAVÉS DA QUÍMICA ORGÂNICA
Natalie Gomes Stalchmidt
59.PERCEPÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES E A RELAÇÃO COM O INCENTIVO FAMILIAR
Andrei Hergessel, Madalena Carlos da Silva Mesquita, Saulo Menna Barreto Dias, Marta Íris Messias Camargo Silveira, Susane Graup
60.“BRINCANDO DE ORGANIZAR” – UMA ALTERNATIVA METODOLOGICA PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DA SISTEMÁTICA E TAXONOMIA NAS CIÊNCIAS NATURAIS
DEBORA Silva Rodrigues
61.oficinas como método de introdução na escola
Gabriel Henrque Solimeno, Viola Viola Magalhães
62.RELATO DA APLICAÇÃO DE OFICINA DO PIBID UFPEL COM O ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A LÍNGUA INGLESA NO COTIDIANO
Bernardo Pires Petrucci Souto, Gabriel Dias Morales, Luene da Silva Rodeghiero, Nathália Vitória Reinehr, Eduardo Marks de Marques
63.ELABORAÇÃO DE MAQUETE PARA O ENSINO-APRENDIZADO DA EMBRIOLOGIA
Erica Souza Viana, Exdra Maria de Jesus, Letícia Belardi Biazon, Ilza Alessandra Francisco
64.PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
Cassiano Mignoni, Everton Bandeira Martins, Eliriane Ana Tonatto dos Santos
65.FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTUALIZAÇÃO UTILIZANDO A FÍSICA MÉDICA
ANDRESSA SANTOS EIFLER, FABIENE BARBOSA DA SILVA, FAUSTO NEVES SILVA
66.Relato do estágio supervisionado III – A importância dos estágios obrigatórios nos cursos de licenciatura
Thais Freitas Souza, Jussiara Caminha, Franciele Braz de Oliveira Coelho, Márcia Garcez de Ávila
67.PIBID- INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS: PLANEJAMENTO DA OFICINA “MEU MUNDO EM INGLÊS” NAS TURMAS DE 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
Irene Alexandra Liparello Garcia, Rômulo Schwanz Diel, Eduardo Marks de Marques
68.RECURSOS DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA FORMAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS
Luciano Detogni, Josiane Fernandes, Elisandra Kowalek Rech, Mayara Cristina Pereira Yamanoe
69.OBSERVANDO O SOLO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Mariele Andrade de Mello, Silvio Vieira Carneiro Junior, Elber Godoy, Danislei Bertoni, Márcio Cavagnari
70.INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO BULLYING
Vinicius Evair da Silva, Beatriz Schmitke, Edna Sakon, Glaci Walesko, Nathália Alice Stella, Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira
71.O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR UMA AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Lucas Bouvie, Thalia Baumann Loterio, Maicon Roberto Poli de Aguiar
72.Introdução ao método científico para alunos do 5° ano
Christian Borowski Borowski Rodrigues
73.Hipersensibilidade Auditiva e o Transtorno do Espectro Autista: obstáculos e reflexões sobre a característica diante do contexto escolar inclusivo.
Pamela Tricate, Sabrina Fernandes de Castro, Jaluza de Souza Duarte
74.BRIGADEIROS DE CHOCOLATE PARA PESSOAS QUE POSSUEM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
Juliane Dutra Jardim, Maria Regina Casartelli, Gabriel Dos Santos Nunes, Valeria De Souza Cruz
75.“CORREDOR DA MORTE”: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NORMAL OU INTEGRADO
Ana Paula Valim, Renato Teixeira
76.ORGANIZANDO E REINVENTANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA BENTO MUNHOZ
PAULO ROBERTO DE BARROS, CARLA CRISTINA SENGER
77.ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA MARLI PIOVEZAN E ESCOLA MUNICIPAL RACHEL MADER GONÇALVES: DUAS ABORDAGENS, UM OBJETIVO EM COMUM
Sabrina Bitencourt, André Henrique Boazejewski Pereira, Carmen Auxiliadora Evangelista, carmem Lima
78.Da teoria a realidade: o que o PIBID mostra sobre a docência.
Marco Marcelo Zimmer
79.DOMINÓ DE PLANIFICAÇÕES DE FIGURAS GEOMÉTRICAS: DESAFIOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS MATEMÁTICOS
Regina Yuri Itonaga, Glaci Walesko, Edna Sakon Banin, Luciana Schereiner de Oliveira
80.PROPOSTA DE UM WEBSITE SOBRE ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Maysla Santos Machado
81.O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM JOGO DE CARTAS PAUTADO NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Adil de Souza Oliveira Junior, Julia Maria Viudes Costa, Marcos Antônio Piza
82.A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS DOCENTES
Joci Nestor Moscaleski, Nataly Luiza Linhares, Patricia Lucia Vosgrau de Freitas
83.EROTIZAÇÃO DOS CORPOS NO AMBIENTE ESCOLAR
Wagner Augusto de Campos Castanheira, Eumar André Kohler, Rogerio Goulart da Silva, Maria Regina Ferreira da Costa
84.RELAÇÃO DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS E JOGOS TRADICIONAIS
Leonardo Tamanini da Silva, Jeniffer Jaqueline de Oliveira, Karin Gonçalves dos Santos, Samara Cristine de Oliveira Freitas, Patrícia Argenton, Rogerio Goulart da Silva
85.O PAPEL DO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA COMO IMERSÃO HISTÓRICA AOS EDUCANDOS E EDUCADORES
Suzana Vieira Macedo, Amanda Carina Bettega, Maria Letícia da Silva Dias
86.MAPA MENTAL: RESSIGNIFICAR O CONTEÚDO CARTOGRÁFICO A PARTIR DO COTIDIANO.
Gabriel da Fonseca Gazal, Rafael Martins Duarte, Rebeca Jerônimo Nunes da Silva, Shakira Porciuncula Salasar, Rosangela Lurdes Spironello
87.TRANSTORNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAS DE INCLUSÃO COM O PIBID
Victor Magalhães Iurk, Thiago Savio Ingles da Luz, Gonçalo Cassins Moreira do Carmo
88.OFICINA “É SEGURO ‘TOCAR’?”
Fernanda Zantedeschi Rodrigues, Francielly Balestrin de Souza, Anderleia Sotoriva Damke, Rosangela Araújo Xavier Fujii, Sara Tatiana Moreira
89.CONCEITOS DE TERMODINÂMICA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA: RELATO DE UMA PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO
Giovana Santana Leandro, Vitor Hugo Alexandrino Fávaro, Erika de Paula Nunes, Gustavo Trierveiler Anselmo, Caroline Portela
90.O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Brunna Nicóli Vicente Couto, Letícia Alexandra de Lima Nunes, Regina Helena Urias Cabreira
91.ANÁLISE DA FORMAÇÃO E DO PAPEL DO 93.PROFESSOR TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD
GABRIELE PILLETTI ANDRADE, MARCOS RODRIGUES VELASQUE, CLAUDEIZA LABES MATUNAGA
94.COMPREENDENDO A SELEÇÃO NATURAL POR MEIO DO LÚDICO
Karlen Rodrigues, Regina Furtuna, Mara Luciane Kovalski, Alenilce Salete Santolin
95.Oficina de xadrez como atividade extracurricular do PIBID História
Jayme Santana de Oliveira
96.PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA: CONSTRUÇÃO E EFETIVAÇÃO
Nayara Faustin Nunes, Roseli Gall do Amaral
97.PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS APLICANDO A ABORDAGEM POE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM TURMAS DE EJA.
Sarah Gonçalves Alves Campos, Viviane Viviam Cuadros, Márcia Von Frühauf Firme
98.Percepção inicial da docência.
Mahara Soares Santos, Eduarda Costa Simões
99.CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO BAIRRO COM ESTUDANTES: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Ariane Baldassin, Dayane de Cassia Hoeller
100.USANDO O CONJUNTO DE FORMAS GEOMÉTRICA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
Keyti Alyne Francisco de Souza
101.UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MAGNETISMO SOB UM OLHAR HISTÓRICO COM ENFOQUE CTSA
André Lucas dos Santos, Lucas Eduardo Siqueira, Lucas Alessandro Silva, Juliana Loch, Thais Rafaela Hilger, Sérgio Camargo
102.ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE CANDIDIASE EM DUAS ESCOLAS NA REGIÃO DE SANTA HELENA, PARANÁ
Geovanna Marques Moreira Bertim, Sara Tatiana Moreira, Rosângela Araújo Xavier Fujii, Guilherme Aparecido De Carvalho
103.A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: UM OLHAR ACERCA DA ESCOLA MUNICIPAL RACHEL MADER GONÇALVES
Ingrid Alves Ramos, Greika Favile, Regiane Da Silva Camargo
104.MAL TE QUEREM, FÍSICA?
Mikaelly Rafaela Mariniak, Marcelo Jean Machado, Hideraldo Gorbolin Guedes, Thais Rafaela Hilger, Sérgio Camargo
105.A INSERÇÃO DA CULTURA INDÍGENA NA ESCOLA 106.DO CAMPO POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
Janaina Delane, Jessica dos Santos, Alessandro Kominecki, Roberto Antônio Finatto
107.EXPERIÊNCIAS DE INTEGRANTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: QUAIS AS DIFICULDADES EM INSERIR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM REGÊNCIAS?
Márcia Camilo Figueiredo, Gabriel F Baptistone, Karla S. F Toyama, Gabriel G Villarda, Celita T Poli
108.RELEVÂNCIA DO PIBID NA VIDA DE DOCENTES E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Nicolly Schwab da Silva, Guilherme Habinoski, Guilherme Teixeira Pinto, Gonçalo Cassins Moreira do Carmo
109.Preconceito Linguístico
Nathani Soares, Marcia Lopes, Luciana Ferraz
110.ENSINO DE ASTRONOMIA E INCLUSÃO NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Larissa Rangel Soares, Gabriele Milbradt Glasenapp, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini
111.O USO DO PIBID COMO FERRAMENTA DE APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS
Juliana Vieira de Souza, Jonathan dos Santos Mantovani
112.O lúdico como Prática Pedagógica
Renata De Morais, Maria Tais Oliveira Santana, Katlynn Christina Boeira, Heloisa Silva Cardoso,
113.INSERÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO.  
Franciele Silva de Oliveira, Lucas Henrique Viola, Alex Brandon Caniceiro, Márcia Camilo Figueiredo, Rubens Floro
114.A IMPORTÂNICA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Maria Eduarda de Oliveira, Ivan Gabriel Castro, Maria Elena Moraes Alves, Neide Takata, Lucéli Roloff
115.A OFICINA ITINERANTE ACERTANDO AS HORAS: DINÂMICAS E PRÁTICAS NO COTIDIANO, DIFERENTES ATIVIDADES PARA TRABALHAR FUSOS HORÁRIOS
Odlaner Terra Pereira, Rafael Duarte Martins, Yago Jacondino Nunes, Rosangela Lurdes Spironello
116.MONITORIA DE BIOLOGIA OFERTADA POR ALUNOS PIBIDIANOS NO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE EM ASSIS CHATEAUBRIAND/PR
ANDREIA REGINA CRAVO, Monica Toshie Susuki Oshika, JANE BEATRIZ KRUK JAGNOW, KARINA DIAS ESPARTOSA
117.A relevância do PIBID na formação docente no curso de licenciatura em Física na UNICENTRO
Bruno Oliveira, Miriã Andrade de Oliveira, Márcia da Costa, Taiana Gabriela Moretti Bonadio
118.RELATO DE EXPERIENCIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA – SC
Jonata Furtado Teixeira, Lia Cristiam Nascimento dos Santos, Gilsiane Souza Milanez, Miriam da Conceição Martins
119.PARÓDIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOLOGIA COM ÊNFASE AO REINO PROTOCTISTA
Gabriely Aparecida Felde, Gabrielle Maria Galvão, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
120.PIBID com Colégio Estadual La Salle: Educaçao Ambiental e Ambientalizaçao Escolar
célia cristina silva, Yanina Micaela Sammarco, Ana Cleuza Pelanda, Camila Blum Marques Weber, Eric Clayton Leite Marloch, Erick Favero Albuquerque, Maria Clara Ariki Machado, Natalia Tinti Ramos, Karinna Gabriella Vilaça Da Silva, Maria Alice Corrêa Raabe
121.EXPERIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM ATIVA E SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS FÍSICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Gabriel Borsoi Campos, Bruno Koiti Sato
122.O QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO
Matheus Veríssimo Varoni, Isadora Carolina Martins, André Luis de Oliveira
124.SEXUALIDADE E ESCOLA: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO
Ivana de Freitas Barbola, GIOVANA DAL COL MARTINS
125.PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ABORDAGEM CTSA EM AULAS DE FÍSICA
Yuri Werner Ott, Alexander Schletz, José Eduardo Rodrigues Pinto, Loren Telles Eirin Cancela, Silmara Alessi Guebur Roehrig, Thiago Augusto Moreira Toniolo
126.ARTICULAÇÕES ENTRE FÍSICA, TEORIA MUSICAL E INSTRUMENTOS MUSICAIS EM AÇÕES EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO
LUCAS DE ABREU KASPRIK, JHONY DOS REIS SILVA, NOEMI SUTIL, EDUARDO MASSAHIKO HIGASHI
127.METODOLOGIA PARA O ENSINO LÚDICO DE LUTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1
Beatriz Rebelo de Mato, Patrícia Argenton, Rogério Goulart da Silva, Maria Regina Ferreira da Costa
128.SIGNIFICADOS DE “AULA LIVRE” E AULAS ABERTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Lucas Henrique de Oliveira, Patrícia Argenton, Rogério Goulart da Silva
129.PRODUÇÃO DE PÃO CASEIRO COM ALUNOS DO 7ºD PARA O APRENDIZADO DO REINO FUNGI
GABRIELA GOMES WEISCHEIMER
130.HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CAPACITAÇÃO ARGUMENTÃTIVA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO CIENTIFÍCA FRENTE À ASCENSÃO DO SENSO COMUM, FAKENEWS E PSEUDOCIÊNCIAS.
Hellen Vanessa Lopes, Thiago Neves, Jonas Almeida, Angelita Tavares
131.INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING): A INTERVENÇÃO, NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, COMO TEMA DE ENSINO DA MATEMÁTICA
Regina Yuri Itonaga, Glaci Walesko, Edna Sakon Banin, Luciana Schereiner de Oliveira
132.DA DIFICULDADE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL BENEDICTO JOÃO CORDEIRO
Gustavo Piza de Melo CAmpos
133.APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: TEORIAS E PRÁTICAS EM DISCUSSÃO
Jéssica Trugilio Ribeiro
134.A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO (RS) SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA
Amanda Trajano de Lima, Victor Pereira Gonçalves, João Batista Borges Silveira
135.SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: PARCERIA ENTRE ESCOLA MUNICIPAL DE LONDRINA E RESIDENTES DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Keila Padilha Oliveira Camargo de Lima, Jefferson Vinicius da Silva Augusto, Beatriz Caprioli Giovanetti, Leila Cristina de Almeida, Micheline Lemos Nery
136.PRÁTICA DOCENTE: CURSO DE INFORMÁTICA PARA OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DR. EDUARDO VIRMOND SUPLICY – EFMP DE FRANCISCO BELTRÃO – PR
Carlos Kelven de Oliveira, Daiane Libero Bach
137.As variantes linguísticas e o gênero relato, experiências paracontar
Diego Roberto da Silva Apulinario, Euler Vinicius dos Santos Panzini, Jacob dos Santos Biziak, Juliana Cristina Rossato Schareiner
138.Experiência de Alunos do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR
leandro helvig, joão paulo giron, lucas eduardo melniski
139.CLUBE DA BIOLOGIA COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA E SOCIAL
Raquel Santos Vieira
140.PRÁTICA DE LABORATÓRIO MEDIAR É COMPARTILHAR: PRÁTICA SOBRE TRANSPORTES DA MEMBRANA ATRAVÉS DE MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO.
LEONARDO SABIÃO PEDROSO
141.Formação continuada de professores em língua inglesa: interculturalidade e projetos de Letramento Crítico na Educação Básica
Denise Akemi Hibarino, Angela Maria Hoffman Walesko, Fernanda Marconcin Rodrigues
142.POSSIBILIDADES E VIVÊNCIAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Moira Riroca da Silva e Silva
143.RESIDENCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIÇÕES PARA A DISCÍPLINA DE ESTÁGIO SUPERVIONADO EM MATEMÁTICA
Jean Carlos de Souza Teixeira, Natália de Araujo Cardoso, Elizete Maria Possamai Ribeiro
144.AS RELAÇÕES DE IDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PIBID
Thaís Lima Lima Machado, Rafaela Kimie Nakamae, Laura Lentz Ferreira, Heloise Baurich Vidor
145.ADAPATAÇÃO TARDIA DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A IMPORTÂNCIA DO PIBID E A ABERTURA DE CAMINHOS QUE POSSIBILITAM A EFICACIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Julia Dias Brondani
146.ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Igo Levir Souza Rabelo, Noemi Sutil Sutil, Marina de Lurdes Machado
147.ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM ATIVIDADES SOBRE PRODUÇÃO, USO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Josiane Carvalho da Silva, Eduardo de Assis Pereira, Camila Sampaio Nogueira, Noemi Sutil, Eduardo Massahiko Higashi
148.A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE SÃO LEOPOLDO (RS) SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA
Amanda Trajano de Lima, João Batista Borges Silveira, Victor Pereira Gonçalves
149.A FORMAÇÃO DOCENTE E A LEITURA NO CÁRCERE ATRAVÉS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
Tatyane Rabitz Gubetti, Suelen Ramos, Gabrielle Magno Pinheiro da Cruz, Karina Zendron da Cunha, Valéria Contrucci de Oliveira Mailer
150.IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES VEGETAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tainah Yasmin de Paula Bequer, Stefane de Lara Woinaroski Ramos, Waleska Godoy Gomes Azevedo, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
151.Aulas de Xadrez como instrumento de aprendizagem em Matemática
Marlon Mulhbauer
152.OS AVANÇOS NA SALA DO AEE
Jeyce Silva do Nascimento, Jean Ocyr Dutra Chaves, Tania Maria Pinheiro
153.A Utilização da Arte e Tecnologia no Ensino da Matemática para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação
Bárbara Caroline Zanetti, Luciana Schreiner Oliveira
154.Residência Pedagógica: Novas práticas no contexto escolar
Vera Pinto Vigil, Isaphi Marlene Jardim Alvarez
155.O QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO
Matheus Veríssimo Varoni
156.RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR SOBRE A ATUAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Lucas Freitas F
157.UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA INICIAR O ENSINO DO BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Lucas Padula Abbade, Talia Pereira, Keile Calza, Verginia Mello Perin Andriola, Débora Raquel Mergein Reis
158.CONCEPÇÕES SOBRE O PAPEL SOCIAL DO ENSINO DE QUÍMICA ATRIBUÍDO PELO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO.
Ester Maria Guilherme, Marcelo Lambach
159.Preconceito Linguístico em sala de aula: Um obstáculo multilateral
Gabriela Eduarda Marcon, Gabriele Bitine, Jacob dos Santos Biziak, Juliana Schrainer
160.BULLYING NA SALA DE AULA: COMO RELACIONAR COM CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR
Amanda Pasinato Cruz, Felipe Meira Goinski, Victor Apolloni Santana, Edna Sakon, Glaci Walesko
161.Macro e Microuniverso: Levando Astrofísica e Mecânica Quântica para o Ensino Médio
Henrique Willians da Silva Carvalho, Fabiana Antoniacomi, Thais Rafaela Hilger, Sérgio Camargo
162.O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DO PIBID
Vitor Hugo Alexandrino Fávaro, Felipe Henrique Magno, Delane Nunes França, Bruno de Sá Beckerle, Caroline Portela
163.A METODOLOGIA DE ENSINO E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE NA ESCOLA ITINERANTE VAGNER LOPES
Jhenifer Andrieli Schmidt Guimarães, Valdir Dolisne da Silva, Elisangela Mocellin
164.O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI SALETE STROZAK
Deise Mari Oliveira da Costa de Souza, Lucas Luiz de Lima, Alessandro Kominecki
165.O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CHICO MENDES
Gustavo Henrique dos Santos, José Rafael de Oliveira Batista, Elisangela Mocellin, Roberto Antonio Finatto
166.OS TEMAS TRANSVERSAIS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE CURTAS: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR DO PIBID – MÚSICA/ LETRAS
Gabriel da Silva Martins, Emanuel de Oliveira Machado
167.A METODOLOGIA DE ENSINO E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE NA ESCOLA ITINERANTE VAGNER LOPES
Jhenifer Andrieli Ruth Schmidt Guimarães, Valdir Dolisne da Silva, Elisangela mocellim
166.OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIALÓGICO-PROBLEMATIZADOR NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR: CONHECENDO O MUNDO DAS ALGAS.
Fernanda Silva Beatriz, Roger Fernando Jaremtchuk, Adriana Dall’acqua Oliveira, Daiane Rejane Andrade Maia
167.O CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, POLÍTICA E SOCIAL
Ana Beatriz Ribeiro Ornelas, Tatiane Pereira Brandt Lima, Lívia Bottin Marques
168.ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNÍCIPIO DE CIANORTE-PR
Leandro Rodrigues Felis, Stephany Allana Nunes da Silva, Bárbara Maria Ferreira, Lilian Alves Pereira Peres
169.MODELOS CELULARES DIDÁTICOS PRODUZIDOS A PARTIR DO PIBID: UM RECURSO NECESSÁRIO NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
Gabriela Freitas, Olivia Maria Neves, Silvana Aguero Nunes, Anderleia Sotoriva Danke, Sara Tatiana Moreira, José Carlos Petruski
170.A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO POR ACADÊMICOS DO CURSO DE FILOSOFIA E BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-CAPES NA ESCOLA
Comoretto Comoretto Parcianello
171.Do bairro a sala de aula: trabalhando consciência histórica em sala de aula
Maria Eduarda Franco Gallo, Hérica Diniz Caetano
172.PAISAGISMO E HORTA NO PERÍMETRO ESCOLAR: BIOLOGIA COM CIDADANIA 
JENIFFER MAYARA DA SILVA LACERDA, MONICA GONÇALVES MILANI, ROSIMEIRE MAGNONI, KARINA DIAS ESPARTOSA
173.A REFLEXÃO GEOGRÁFICA EM UMA SOCIEDADE GLOBALIZADA: resultado de uma prática de pesquisa do PIBIDGEO UFPel
Carolina Borba Santos, Liz Cristiane Dias
174.PROJETO PIBID ÁGUA BOA – CAPTAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR-CONDICIONADO EM UM COLÉGIO ESTADUAL
GIOVANA DA COSTA MARUCCI, ROSIMEIRE MAGNONI, KARINA DIAS ESPARTOSA
175.MONITORIA PIBID PARA MANEJO E PREPARO DE VIDRARIAS, EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS, E PROCESSOS EXPERIMENTAIS DE BIOLOGIA E CIENCIAS VOLTADO PARA ALUNOS DO ENSINO MEDIO
ERIKA TAINÁ DOS SANTOS LOPES
176.METAS: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DOM PEDRO II
Davi Lima Iacomini, Maria Lucia Panossian
177.PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Solange Postiglioni Terterola, Débora Correa Muller, Franciele Oliveira Coelho
178.ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS VOLTADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA: MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA
NAYARA RUBIO PEREIRA, CARLOS VINICIUS DA SILVA, ROSIMEIRE MAGNONI, KARINA DIAS ESPARTOSA
179.RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA POR PIBIDIANOS EM AULAS DE EVOLUÇÃO E BOT NICA UTILIZANDO JOGOS E O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA: DESCRIÇÕES E AUTOPERCEPÇÕES
Barbara Rufino de Moura, Geovanna Stephanie Raia, Victor Hugo Rivas Champi, Isabela Nascimento de Souza, Flavia Trzeciak Limeira
180.AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
Evandra hein mendes, Gabriela Buchholz, Indri Schmidt, Carla Senger
181.AVALIAÇÃO DA FORÇA NOS MEMBROS SUPERIORES EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
Evandra hein mendes, Marco Aurélio Paludo, Paulo Roberto Alves, Renan de Oliveira, Julia Ballbinot da Costa Dias
182.POLÍTICAS PÚBLICAS: A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Comoretto Comoretto Parcianello
183.EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UTFPR CÂMPUS APUCARANA
Enio Stanzani, Angélica Cristina Rivelini-Silva, José Bento Suart Júnior
184.O Primeiro Contato Com a Docência
Eduarda Costa Simões, Mahara Soares Santos
185.A ANÁLISE E COMPREENSÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DA REVISÃO GRAMATICAL EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
Nathalia Vitória Reinehr, Gabriel Dias Morales, Eduardo Marks de Marques
186.A INTERMIDIALIDADE E OS MOVIMENTOS ESTÉTICOS VANGUARDISTAS: COMO JUSTAPÔ-LOS EM CLASSE?
Clarisse Lye Longhi, Ludmilla Borinelli, Luiza Aksenen, Mauro Leal, Nathaly Iara Justino
187.SISTEMA SOLAR: PROBLEMATIZAÇÕES NO ENSINO DA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Leticia Barbieri Martins, Bruna Olegário Mughiuti, Rosemar Ayres dos Santos
188.RELATO E AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL COM O TEMA HISTÓRIA DA QUÍMICA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Miliane Aparecida de Lima, Enio Stanzani
189.A ESCOLA E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIENCIA
Marta Estela Borgmann, Rita Maria Dall”Agnese
190.O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL UMA QUESTÃO DE RELEVÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Denise Maria Vaz Romano França, Larissa Alves Gomes, Daiane do Rosário Ribeiro, Edilaine Silvia Matoso Daquino, Jessica Carla Oliveira de Jesus
191.ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA
Denise Maria Vaz Romano França, Paloma Barreto Pinheiro, Marilza Mendes dos Santos de Morais, Luana dos Santos Torres, Fabiane do Nascimento Dembiski
192.O PERFIL DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE BLUMENAU-SC
Valéria Contrucci de Oliveira Mailer, Cíntia Régia Rodrigues, Henriette Damm, Roberta Andressa Pereira, Linara Mafessolli Xavier, Thalia Baumann Loterio
193.O JOGO DA MEMÓRIA QUÍMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Vinicius Uriel Barbosa, Maria Regina de Oliveira Casartelli, Marcia Von Fruhauf Firme
194.A PRESENÇA DO INGLÊS NA REALIDADE DOS BRASILEIROS: OFICINA DE PERCEPÇÃO E APROXIMAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA AOS ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gabriel Dias Morales, Luene Da Silva Rodeghiero, Nathalia Vitória Reinehr, Bernardo Pires Petrucci Souto, Eduardo Marks de Marques
195.CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Ingrid Sophia Dalcin de Godoi, Maria Eduarda Müller
196.Pulmão Artificial: construção de um recurso didático para as aulas de ciências
Thais Camargo Augusto, Maristela Filipak, Nadia Maria Pereira Ramos, Danislei Bertoni
197.O ENSINO DE CIÊNCIAS DIANTE DAS ESTRUTURAS DA ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID
Rafaela Fan Borges, João Victor da Silveira Verçosa, Alan Pedroso Leite, Vitória Letícia dos Santos de Almeida, Ailton Jesus Dinardi
198.Um olhar diferenciado para a praça municipal de Dom Pedrito – RS: ações do Programa Residência Pedagógica
Jussiara Rodrigues Caminha, Thais Freitas Souza, Danieli Brinhol Portilho, Márcia Garcez Ávila, Franciele Braz de Oliveira Coelho
199.UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO CASEIRO PARA O ENSINO DA CITOLOGIA VEGETAL
Luan Jose Monteiro, Elizama Bento Almeida, Jordano Anilson Braga, Marcio Cristiano Dura Cavagnari, Danislei Bertoni
200.CLUBE DE CIÊNCIAS: ABRINDO CAMINHOS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA
VITORIA ALICIA BOAVENTURA DE OLIVEIRA, Ailton Jesus Dinardi
201.CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GENÉTICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO, ANOS FINAIS.
Pietro Arend, Fernanda Rodrigues Zantedeschi, José Carlos Petruski, Rosangela Araujo Xavier Fujii, Sara Tatiana Moreira
202.ATIVIDADES DO PIBID NA CONTRIBUIÇÃO DO APRENDIZADO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE CONTEÚDOS DE GENÉTICA DO ENSINO MÉDIO
Karol Heloise Passos, Bianca Cestaroli, Thais Larissa Bruschi
203.A UTILIZAÇÃO DO CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL
Sr Pedroso Leite, Sra. Fagundes Greco, Sra. Cardoso Fonseca, Sr. Victor Silveira Verçosa, professor Jesus Dinardi
204.A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Elber Godoy, Mariele Andrade de Mello, Silvio Vieira Carneiro Junior, Danislei Bertoni, Márcio Cristiano Dura Cavagnari
205.AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
Bruna Précoma, Guilherme Matheus Wagner de Lima, Gustavo Barbosa
206.O PERFIL DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE BLUMENAU-SC
Valéria Contrucci de Oliveira Mailer, Cíntia Régia Rodrigues, Henriette Damm, Roberta Andressa Pereira, Linara Mafessolli Xavier, Thalia Baumann Loterio
207.A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Isabela Schmidt Penteado, Hellen Naiara da Silva, Patricia Lucia Vosgrau de Freitas
208.O INGLÊS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: OS IMPACTOS DO PIBID-INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS EM TURMAS DE 6° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
Rômulo Schwanz Diel, Irene Alexandra Liparello Garcia, Mariana Miranda da Silva, Eduardo Marks de Marques
209.A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS ATRAENTE
ANDRESSA SANTOS EIFLER, FABIENE BARBOSA DA SILVA, LEONARDO FRANCISCONI PINHEIRO
210.A INCLUSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Vicktória Valente Machado, Raquel da Veiga, Ketlin Hoffemam, Angela Flain
211.AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA: O USO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS
Magda Wille
212.A LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Bruna Borgia de Andrade, Janaína Janaína Silva Teixeira de Lima
213.ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, TENDO COMO INSTRUMENTO AS CONCEPÇÕES DE ILMA PASSOS VEIGA
Maria Morais Pocidonio Friedmann, Isadora Polvani Barbosa, Carla Giovana Sanzovo Manha, Luiz Gabriel Aleixo, Luiz Fernando Pypcak Dos Santos, Roseli Gall Do Amaral
214.OS PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA DA UEPG E O INGRESSO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA
Elisa Kawana Leal dos Santos, Neidyerika Lemes Alves, Andressa Kellen Soares de Araújo, Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Leila Inês Follmann Freire
215.FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: CONEXÕES ENTRE O CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS E AS DIRETRIZES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Roberta Kolling Escalante, Eliane Lisete Kroth Ferreira, Letícia Tatiana Martins, Jean Marcos Silva Ajala
216.A IMPORTÂNCIA DA FÍSICA MODERNA PARA O USO CORRETO DA RADIOATIVIDADE
Fabiene Barbosa da Silva, Andressa dos Santos Eifler
217.A APLICAÇÃO DE SOLE NO ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA PARA A APRENDIZAGEM DA FABRICAÇÃO DE ÁCIDOS.
Gabrielli Wisniewski Pietralla
218.APLICAÇÃO DO JOGO DA VELHA EM 3D NO DESENVOLVIMENTO DA VIZUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS TRIDIMENSIONAIS PRESENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS (QUÍMICA E FÍSICA)
Lucas Eduardo Bentivoglio, Gabriel Gustavo da Rocha, Diego Cézar Barreto
219.EXPECTATIVAS E FRUSTRAÇÕES NO ENSINO DE TEATRO NO PIBID: EXPERIENCIA DE ENCONTROS
Lucy Barbosa Pina, Jéssica Silva Zeferino, Felipe Alexandre Antunes Vieira
220.RELATO DE EXPERIÊNCIA: Educação Ambiental no PIBID BIOLOGIA
Larissa Gugel, Jefferson Pedroso, Sandra Mara Sabedot, Daniele Franco Martins Machado
221.O PERFIL DE ALUNO DO ENSINO MÉDIO: CONHECER SEU ALUNO É IMPORTANTE
Thamires Feminino Pires de Oliveira, Ana Carolina Percinoto, Roseli Gall do Amaral
222.Processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil
Gilmara Rodrigues Castro
223.PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Ana Beatriz de Oliveira Cavali, Amanda Gabriele Meireles Ribeiro, Débora Souza Santos, Thais Bon Aleixo
224.A QUÍMICA DA CULTURA INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA
Natanna Antunes da Luz
225.Aplicação da Nanociência no Ensino Médio: Uma revisão bibliográfica
Eloise Ribeiro Granville, Cleciane Ramos dos Santos, Neoraldo Sebastião Nascoski Junior
226.ReciclaMat: Construção e Aplicação de Materiais Didáticos em aulas de Matemática utilizando resíduos de Construção Civil
Marlon Mulhbauer, Manassés Carlos Taques
227.RELATO DE EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MBITO CURRICULAR DE FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL BENEDICTO JOÃO CORDEIRO
Juan Antonio Andrion Moreira
228.AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA NO APRENDIZADO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
Bruno Ziroldo, Ana Karolina dos Santos Gasparini, Isabela Gonçalves David, Raíssa Ester da Silva, Crislainy Mendes Carlos, Carolini Libanio de Paula
229.ESTATÍSTICA: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
Marcia Janayna Kozakiewicz
230.Interatividade em sala de aula
Bruno Pereira, Rosana Ramos
231.O JOGO DA MEMÓRIA COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Beatriz Schmitke, Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira, Glaci Walesko, Edna Sakon Banin
232.IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO DISCENTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGIAS
EDSON VALERIANO GUIMARAES
233.AVALIAÇÃO DA FORÇA DE MEMBROS INFERIORES EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
Sandra Kochepka, Gustavo Fernandes Tavares, Patrick Daros Goulart, Lauana de Lima Tosti
234.ÁRVORE DO CONHECIMENTO: UMA DINÂMICA, NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ACERCA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Regina Yuri Itonaga, Glaci Walesko, Edna Sakon Banin, Luciana Schereiner de Oliveira
235.O ENSINO DE LUTA DE CLASSES: A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E CONFECÇÃO DE CARTAZES PARA CONSOLIDAR OS CONCEITOS ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DA PRÓPRIA REALIDADE
Christopher Araujo Venet, Cláudio Varela Barca, Irene De Fátima Da Silva Cardoso, Marcos Vinícius Pansardi
236.ELETRÓLISE DA ÁGUA COMO PROPOSTA DE EXPERIMENTO PARA ENSINO MULTIDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA
Edson Massauki Kakuno, Daniel Fonseca Corradini Ferando, Bruna Winter Freiberger, M. Regina de Oliveira Casartelli, Pedro Fernando Teixeira Dorneles
237.A atuação do PIBID no contexto escolar
Clariana França dos Santos
238.FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PERSPECTIVA PARA A ALFABETIZAÇÃO
GABRIELE PILLETTI ANDRADE, JAQUELINE VASELIK, HEVELINE BEATRIZ MAGALHÃES
239.UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.
Rafael Martins Duarte, Odlaner Terra Pereira, Yago Jacondino Nunes, Gabriel da Fonseca Gazal, Liz Cristiane Dias
240.Brincando com a Química: Uma forma lúdica de ensinar e aprender a química no ensino médio
Daiany Borrasca Gatti
241.CONHECENDO E CONSTRUINDO POLIEDROS DE PLATÃO
Andresa Oliveira de Paula, Marceli Behm Goulart, Ana Cristina Schirlo
242.A Física Por Trás do Universo Cinematográfico e de Ficção Científica
Lorraine Gabriele Fiuza de Jesus, Bianca Alcântara König, Vinicius Andrade de Oliveira, Cassiane Jonson Marcondes
243.HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CIANORTE
Juliana Manrique Tondati
244.Renascimento, utilização da criatividade no Ensino de História
Débora Schmidt, Lara Dias do Prado Salvador
245.A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE EVOLUÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Acauã Serra Zamberlan Serra Panes Barbosa, Gabriel Lopes Arthur Lopes da Silva, Isaora Carolina Carolina Martins
246.Desenhos animados como recurso didático sob uma perspectiva interdisciplinar
Emily Eduarda da Silva Pereira, Tatiane Aparecida Ribeiro, Maria Luisa Domingues Soares, Adriane Dall’acqua Oliveira
247.NARRATIVA DE VIDA DE UM JOVEM GAY: VIOLÊNCIAS E NORMATIVIDADES EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS
Gabriel Ginez Villarda, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Alexandre Luiz Polizel, Mario Rodrigues Pimenta Netto
248.A importância da troca de saberes no âmbito escolar
Irene Do Rosário Mendes
249.MINHA LOUCURA É A MINHA MELHOR CRIAÇÃO: PIBID ARTES VISUAIS UNOCHAPECÓ
Eliana Teixeira dos Santos, Aghata Meneguetti, Marinilse Netto
250.APRENDER A SER PROFESSOR: O COTIDIANO DA ESCOLA
Jessica Isabely Gorski Sambulski, Claudia Denise Ratz, Desire Luciane Dominschek
251.INSERÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Luiza Vonijone Benato, Felipe de Souza Schelbauer, Cleiton Reis, Nicole Giovanna de Souza Coelho, Rogério Goulart da Silva, Fabíola Paiva Iactchak PRZYBYLSKI
252.A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Paula Dearo dos Santos, Gabriela Palhano Chaves, Elisabete dos Santos Leiros Batista, Regina Helena Urias Cabreira
253.A PLATAFORMA KAHOOT NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Samara de Oliveira Pereira, Marcia Von Fruhauf Firme
254.CONHECENDO O MICROSCÓPIO
Ana Beatriz Fernandes do Amaral, Bruna Milena Rodrigues, Caroline Biglia Wasilewski, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
255.UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO BÁSICO: A UTILIZAÇÃO DA BALANÇA PARA ENSINAR EQUAÇÕES
Igor Nascimento Duarte, Fabio Augusto Fortunato Filho, Matheus Garcia Araujo, Vinicius Marochi Olinek, Luciana Schreiner de Oliveira
256.OFICINA DE ASTRONOMIA SOB OS OLHARES DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: VIVÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
raul calixto gonçalves
257.MÉTODOS ALTERNATIVOS DE AVALIAÇÃO: KAHOOT! COMO FORMA DE AVALIAÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA DE GENÉTICA.
Bruno Ziroldo, Gustavo Henrique Elias, Camila Folco Ferreira, Rafaella Grolla Oliveira
258.O TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA DEMONSTRAÇÃO EM SALA DE AULA
Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira, Beatriz Schmitke, Glaci Walesko, Edna Sakon Banin
259.PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO POR MONITORIA; LISTAS DE EXERCÍCIOS E AUXÍLIO PARA ESTUDO DIRIGIDO DESENVOLVIDO POR ALUNOS DO PIBID
Bruno Ziroldo, Vitória Alves Rosa, Beatriz Souza Prado Andrello, Carolini Libânio de Paula
260.USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO E APREDIZAGEM DO SISTEMA GENITAL HUMANO MASCULINO NO ENSINO MÉDIO
Geovanna Marques Moreira Bertim, Franciele Tormes, Janaína Medeiros Francener, Eduarda Maria Schneider, Sara Tatiana Moreira
261.MODELO DIDÁTICO SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO: VIVENCIANDO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PIBID.
Nathália Luiza Evangelista Januário, Jennifer Gomes da Silva, Taiane Nogueira Almeida, Guilherme Aparecido de Carvalho, Sara Tatiana Moreira, Rosângela Araujo Xavier Fujii
262.PROPOSTA METODOLÓGICA NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NO SISTEMA ÓSSEO HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luana Makhleine Martinelli, Bruna Rafaela Planinscheck, Daniele Franco Martins Machado, Marcelo Monteiro, Sandra Mara Sabedot Bordin
263.A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Elizabete dos Santos Leiros Batista, Gabriela Palhano Chaves, Paula Dearo dos Santos, Regina Helena Urias Cabreira
264.ANALISE DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO DE ESCOLARES DE URUGUAIANA/RS
Luiza da Rosa Quoos, Susane Graup, Saulo Menna Barreto, Marta Íris Messias Camargo, Loreanne Santos
265.Primeira Experiência no PIBID: Discutindo Vírus e HIV no Ensino Médio
Fernanda Cristine Fernandes Macedo, Nicoly de Paula, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
266.SOCIOLINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: EXISTE UM PORTUGUÊS CERTO OU ERRADO?
Maria Luísa Grassi, Stefani Pacheco Skodowski
267.Jogando com a oxirredução
Marcelo Martins Martins da Rosa, Bruna Ferreira Padilha, Maria Silvana Aranda
268.O Plano de Trabalho Docente e a prática em sala de aula
Diego Roberto da Silva Apulinario, Jussara Isabel Stockmanns
269.A METODOLOGIA DE ENSINO E A RELAÇÃO COM A COMUNIDADE NA ESCOLA ITINERANTE VAGNER LOPES
Jhenifer Andrieli Ruth Schmidt Guimarães, Valdir Dolisne da Silva, Elisangela mocellim
270.Os alunos de Escolas Públicas conhecem as vidrarias?
Luiza Pereira Leal, Bruno Rodrigues Medeiros, Miguel Angelo Adrian Ribeiro Gonçalves
271.UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DO LIXO ORGÂNICO DOMICILIAR: DESENVOLVIMENTO DE COMPOSTEIRAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Sandrieli Gonçalves, Luiza Rafaela Brunetto, Tainá dos Santos, Marina Celant de Prá, Nédia de Castilhos Ghisi
272.JOGOS E ENSINO DE HISTÓRIA.
Giulia Beatriz Plassmann, Thais Thomé, Aparecida Darc de Souza
273.PROTAGONISMO LITERÁRIO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Priscyla Schultz, Everton Carlos Mendes, Jessica Maria Alves Marinello, Rosa Maria Cominetti
274.“O BALLET DA ORTOGRAFIA”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID-LETRAS
Emílio Juane Bruski, Thainá Caroline Restelli, Aline Cassol Daga Cavalheiro, Ani Carla Marchesan, Cristiane Horst
275.Horta tecnológica:tecnologia e alimentação saúdavel
Jorge Ubiratan Silveira, Gabriela Adriana Ávila
276.ANALISANDO O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Carolina Zanin Gonçalves, Fernanda Pereira de Almeida, Deiviti Filipe Impossetto, Enio de Lorena Stanzani
277.TÚNEL DO PAMPA: PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE A FAUNA
Leonardo Pinto Soares, Crisna Daniela Krause Bierhalz, Charlene Lemos Antunes Dos Santos, Ana Paula Gonçalves Lemos, Danyelle Rosa Silva
278.O USO DA MÚSICA E DO CINEMA COMO MÉTODOS DIDÁTICOS: A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO FRENTE ÀS INQUIETAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM SALA DE AULA.
Laíza Marchiori Saraiva, Vitória Ferreira Bandeira
279.A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Bruna Borgia de Andrade, Sabrina Bitencourt, Carmem Lucia Lima dos Nascimento
280.Aprendizagem auto-regulada de professores de espanhol: o mapa conceitual na construção de conhecimentos científicos sobre ensinar e aprender língua estrangeira
Roberta Kolling Escalante, Graziela Maiara Lunkes, Luana Fin
281.UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DO PIBID GEOGRAFIA TENDO BASE NOS ARTIGOS DO ENPEG
Matheus Kleinicke Rossales, Kainan Rodrigues dos Santos, Luciano Martins da Rosa, Liz Cristiane Dias
282.RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO
Fernanda Maria Bratti Volken, Silvane Fensterseifer Isse
283.ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Eumar André Kohler, Bruna da Silva de Liz, Anna Júlia Padilha, Gabrielli de Melo Costa, Lydiane Meira Rohrbacher
284.ASPECTOS FORMATIVOS EM ABORDAGEM DE COSMOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Roger Eduardo Lourenço, Lucas Chibeloski Bail, Noemi Sutil, Eduardo Massahiko Higashi
285.TRICK-OR-TREAT: DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NAS AULAS DE INGLÊS
Daniela Moro, Karen Delfim Alves, Jéssica Azevedo, Isaphi Alvarez
286.EXTRAÇÃO DE DNA DO MORANGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PIBID
Ana Beatriz Fernandes do Amaral, Edlaine Stephani Siqueira, Stephani Boreiko da Silva, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
287.REATIVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO LABORATÓRIO MULTIFUNCIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE NO ÂMBITO DO PIBID
Sara Bianca Rodrigues Albuquerque, ANDREIA HAAS, JANE BEATRIZ KRUK JAGNOW, KARINA DIAS ESPARTOSA
288.O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA E IMPACTO DO PIBID UFPEL LÍNGUA INGLESA EM ALUNOS DO SÉTIMO ANO
Milena Saraiva Sant’Ana
289.INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE PRÁTICAS E CONCEPÇÕES
Leno Barbosa Rodrigues
290.Proposta de atividade de lançamento parabólico por meio do ensino por investigação.
Patrik Arnoni Ramos Rieger, Jully Nogueira Ponticelli, Bruno de Sá Beckerle, Caroline Dorada Pereira Portela
291.PIBID EM LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO ‘PÓS-MÉTODO’ NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Gilson Faria Albuquerque
292.Relato de experiência na regência de ciências
Ingrid Hoeltgebaum Andrade Rocha, Vanessa Patrícia dos Santos, Mara Luciane Kovalski, Guilherme da Costa
293.AVALIAÇÃO DE ÍNDICES DE FORÇA/ RESISTÊNCIA MUSCULAR (ABDOMINAL MODIFICADO UM MINUTO) DE ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
Evandra hein mendes, Andressa Maia, Waleska Frana, Gabrielly Elisa Arndt
294.PROPOSTA DE UM PROJETO SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICA REALIZADO POR RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR
Lucas Eduardo Xavier
295.AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR A RESPEITO DO DESCARTE E DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO GERADO PELO COLÉGIO ESTADUAL CHATEAUBRIANDENSE.
ANDRESSA MIRANDOLLA, JULIANA REGINA BATISTA, JANE BEATRIZ KRUK JAGNOW, KARINA DIAS ESPARTOSA
296.Práticas de Aventura nas Aulas de Educação Física – Um Relato de Experiência PIBID/FURB
Eduarda Bittencourt Correa, Fernanda Favero Fraga
297.A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE REPLICAÇÃO VIRAL
Ana Paula dos Santos Humberto, Pietro Arend, Lizandra Carvalho Dos Santos, Anderleia Sotoriva Damke, Sara Tatiana Moreira
298.ESGRIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
Thiago Savio Ingles da Luz, Victor Magalhães Iurk, Gonçalo Cassins Moreira do Carmo
299.VIVÊNCIAS DOS PIBIDIANOS: UM OLHAR, UM FAZER E UMA NOVA PERCEPÇÃO DE CENÁRIOS
Nei Gonçalves Noronha, Bianca de Souza Calixto, Rafaela Fan Borges, Ailton Jesus Dinardi
300.RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CRIAÇÃO DE CONTO
Tatyane Rabitz Gubetti, Carolina Gabriele Voigt, Gabriela Kozak, Rosimere da Rosa Pereira, Gabrielle Magno Pinheiro da Cruz
301.TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE DE ABORDAGEM DA CINEMÁTICA
Rodrigo Sanas Zamboni, Mariana Purkota, Luana Chrystoval Truchym, Silmara Alessi Guebur Roehrig, Bruno Felipe Venancio
302.GEOGRAFIA: CULTURA, AIDS E HIV
Ricardo André Mewes Burghardt, Bianca Pavanello
303.RELACIONANDO OS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA COM O COTIDIANO: UMA AÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Caroline dos Santos Xavier, Débora Muller, Franciele Braz de O. Coelho
304.APOLLO 11
Guilherme Almeida das Neves, Alessandro de Melo, Larissa Diniz, Luciana de Boer Pinheiro de Souza, Alexsandra Kraushaar
305.‘’LÓCUS FINITO’’: A (NÃO) PRESENÇA DA SOCIOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DE FORMAÇÃO.
Daniela Soares da Silva
306.UM (RE)ENCONTRO COM AS DIVERSAS FORMAS LITERÁRIAS ATRAVÉS DO PIBID
heric gabriel vieira dos santos, Cíntia Maria Vicente, Jessica Sandra de Oliveira Pivotto, Júlia Gabriela Balbinot, Maria Cecília Halmenschlager Konzen
307.TESTE DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA (CORRIDA DOS 6 MINUTOS) EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
PAULO ROBERTO DE BARROS, Gabrielly Arndt Fritschi, Júlia Balbinot da Costa Dias
308.RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: ESTRUTURA DO DNA E BASES NITROGENADAS PARA DEFICIENTES VISUAIS E COM BAIXA VISÃO
Vinicius Uriel Barbosa, Samara de Oliveira Pereira, Amélia Bastos
309.PIBID Educação Física: avaliação de fatores de risco de Doenças Crônicas não Transmissíveis em adolescentes de Uruguaiana/RS
José Antonio da Silva Ferreira Junior, Susane Graup, Miriam Raquel de Freitas Monteiro, Saulo Menna Barreto, Marta Íris Messias Camargo da Silveira
310.PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVA ATRAVÉS DO PIBID: UM EXPERIMENTO SOBRE EMPUXO
Mateus Henrique da Veiga Barbosa, Leonardo Mendes Schwartz Colaço, Bruno de Sá Beckerle, Caroline Portela
311.ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PRESENTES NO COTIDIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID/QUÍMICA
Maria Morais Pocidonio Friedmann, Thamires Pires de Oliveira, Luiz Fernando Pypcak dos Santos, Luiz Gabriel Aleixo, Willian Alexandre de Souza Alvares, Enio de Lorena Stanzani
312.A INFLUENCIA DA ESTRUTURA SOCIAL E FAMILIAR NA VIDA ACADEMICA DO ALUNO
Luiza Caroline Medeiros Godoi, Andressa Formai Gollo, RICARDO CARVALHO LEME
313.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Daniela Hipólito
314.O ensino de Física por meio da Física Forense
Leonardo Francisconi
315.VIVÊNCIAS DO PIBID: REORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UM COLÉGIO ESTADUAL PÚBLICO DE PONTA GROSSA-PR
Michele Proença dos Santos, Gislaine Cadasqueves Silva, Thiago Gonçalves da Silva, Matheus Pereira Postigo, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
316.RELAÇÕES DE GÊNERO E COMPETITIVIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Beatriz Spisila, Gabriele Pereira da Silva, Fabíola Paiva Iactchak Prybylski, Rogério Goulart da Silva, Maria Regina Ferreira da Costa
317.DOCÊNCIA COMO VIA DE MÃO DUPLA: REFLEXÕES ACERCA DO DIÁLOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE DOCENTES E DISCENTES INTEGRANTES DO PIBID.
Daniela Soares da Silva, Cauana Candido Pereira da Silva, Cecília Treiman Antonucci, Mayara Ciotti Ferro

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)

Profa. Dra. Desiré Luciane Dominschek (Uninter)

Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler (Unespar)

Profa. Dra. Neusa Nogas Tocha (UTFPR)

Profa. Dra. Roberta Ravaglio Gagno (Unespar)

Profa. Dra. Cristiane Antonia Hauschildt (Univates)

Prof. Dr. Aurélio Bona Junior (UNICENTRO)

Prof. Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)

Profa. Dra. Claudia Gabardo (UNIVILLE)

Profa. Dra. Iara Aquino Henn (IFPR)

Profa. Dra. Leila Pessôa Da Costa (UEM)

Prof. Dr. Marcelo Pimentel (UEM)

Profa. Dra. Eliana Koepsel (UEM)

Prof. Dr. Tiago Weizenmann (UNIVATES)

Profa. Dra. Claudete Martins (UNIPAMPA)

Profa.Dra. Ana Carolina de Deus Bueno Krawczik (UNESPAR)

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
III Enlic Sul



©2022 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR